HOME


Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça
Entidade de Utilidade Pública Processo nº 00690-7-2100/97

O Cejus foi fundado em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1970 sob a denominação de Clube Recreativo e Assistencial dos Servidores dos Tribunais de Justiça e Alçada, com a finalidade de estreitar e fortalecer a união entre os funcionários, intensificando o espírito de classe e defendendo-lhes os interesses relevantes.

Em 21 de agosto de 1980, alinhando-se a melhor definição dos objetivos, a entidade passou a denominar-se Centro dos Funcionários dos Tribunais de Justiça e de Alçada e, em outubro de 1998, Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça – RS, devido a extinção do Tribunal de Alçada.

Desde a sua criação, o Cejus vem se desenvolvendo, ampliando e aprimorando sua capacidade de assistência ao associado, com um elenco de serviços dotado de atualizados recursos de operacionalidade, primando pela capacitação dos recursos humanos, e em permanente foco pela elevação da qualidade de vida dos associados.

Em 1984 o Cejus criou e implementou um Projeto Pedagógico, para crianças de três meses de idade até seis anos, denominado Instituição de Educação Infantil Cejuquinha, fruto do esforço conjunto da Direção do Cejus e do Tribunal de Justiça.
O Projeto, tratado carinhosamente pelos usuários como Creche Cejuquinha, ao longo dos anos vem beneficiando um grande número de funcionários do Poder Judiciário.

A Cejuquinha funciona em prédio especialmente planejado e construído para a sua finalidade, anexo ao Forum Central, com instalações apropriadas para atender 164 crianças, sendo destacada pelo Ministério da Educação como Estabelecimento Padrão Nacional.

No ano de 1992 o Cejus se instalou em sede própria, adquirindo o imóvel que ocupa todo o segundo andar do prédio da Rua Jerônimo Coelho, 44, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, junto à Praça da Matriz. Em 1997 a Associação adquiriu uma área de 16ha, no Bairro Ponta Grossa, da Capital, onde funciona a Sede Campestre, com instalações adequadas para representar uma opção de lazer para os associados.

O quadro de associados está em franca expansão, com grande adesão de servidores, inclusive do interior do Estado.
Este crescimento deve-se a postura do Cejus, que investe de forma inequívoca no bem-estar de seu associado, propiciando através de vários convênios médicos e comerciais, a solução para os problemas do dia-a-dia.

Desta forma, entende o Cejus estar cumprindo com sua finalidade, sempre na defesa dos interesses dos associados, que são acolhidos pessoalmente por um quadro de funcionários treinados para bem atender e oferecer soluções imediatas. O Cejus participa e contribui, de forma efetiva, na construção de um futuro melhor para a classe que representa.