TURMAS
As turmas são organizadas obedecendo às características evolutivas de cada faixa etária e divididas em grupos desde o berçário até o jardim, com o número de crianças, por sala, de acordo com as normas oficiais.
Na Cejuquinha o critério para o número de alunos por sala de aula é o seguinte:
Turmas B1 e B2 — máximo de 12 alunos;
Turmas M1 — máximo de 15 alunos;
Turmas M2 — máximo de 18 alunos;
Turmas Jardim A e Jardim B — máximo de 25 alunos.
Proposta
A Instituição de Educação Infantil Cejuquinha se propõe a desempenhar três funções:
— Uma função social, buscando atender a necessidade das famílias de compartilharem com a instituição os cuidados com seus filhos.
— Uma função política, procurando contribuir para a formação de cidadãos: pessoas críticas, conscientes e participantes da sociedade.
— Uma função educativa, quando partindo do ponto de vista da criança, do seu modo de ser e da cultura do meio em que vive, pretende abrir um leque de informações com as quais a criança poderá interagir construindo conhecimentos.
Planejamento
A instituição trabalha dentro da metodologia construtivista, onde a criança constrói seu conhecimento.
Os educadores desenvolvem seus projetos com as crianças de forma lúdica e ela aprende formulando suas hipóteses e brincando.
Cada turma tem uma proposta de trabalho semestral, todas com foco objetivo na educação, entendendo como sendo provedora do desenvolvimento integral.
As crianças são atendidas por pessoas especializadas, por auxiliares de turma qualificados, os quais recebem orientação e supervisão para otimizarem os resultados pedagógicos.