HOME


União de Comissão do TJ e lideranças classistas para pressionar o Legislativo

Na tarde de quarta-feira (6/04/2015) a Comissão de Assuntos Institucionais do Tribunal de Justiça, presidida pelo Desembargador Giovanni Conti, reuniu-se, com a participação de representações do Cejus, ASJ e Sindjus.

O tema dominante da reunião foi o PL 368/2015, que trata do reajuste salarial dos servidores do Judiciário, que tramita na Assembleia Legislativa desde outubro de 2015. Giovanni Conti entregou aos representantes classistas um documento com dados das finanças do Poder Judiciário desde 2005 a 2015, com informações que demonstram a colaboração que o Judiciário vem oferecendo para o enfrentamento da crise financeira do Estado. Em sequência afirmou que o Desembargador Cairo Madruga e o Diretor-Geral Ivandre Medeiros estão desenvolvendo um intensivo trabalho como colocar o PL368/2015 em primeiro lugar para ser votado em plenário, sem emendas.

A partir da próxima semana a Comissão de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa agendará reuniões com todos os líderes de bancada da Assembleia Legislativa, com a participação de representantes do Cejus, ASJ e Sindjus. Na oportunidade, além de pontuar a priorização da votação do PL 368/2015, será reivindicada a livre tramitação de todos os demais projetos de interesse da categoria, como o da data-base, remunerações de plantões e de outros que lá se encontram.

As Diretoras do Cejus Jusselaine Porto e Kátia Aguiar participaram da reunião. Jusselaine, num veemente pronunciamento, demonstrou o quadro de dificuldades dos servidores concursados, com remunerações defasadas e endividamentos, com escassas esperanças, desmotivados e sem perspectivas claras de soluções para seus problemas. Descreveu, também, a saga dos servidores na luta por seus direitos, desde de 2015, pelos gabinetes de deputados e acompanhando frustrantes reuniões de comissões da Assembleia Legislativa. Jusselaine destacou que a campanha dos servidores, tendo à frente os Magistrados, seguramente deverá surtir os efeitos positivos almejados pela categoria em geral.