HOME

Ex-Governador Jair Soares aborda alteração da previdência na União Gaúcha

A reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social contou com a presença, nesta segunda-feira, 21/03/2015, do Ex- Governador do Estado e Ex- Ministro da Previdência Social, Jair Soares, que relatou todo o histórico da Previdência Social, com amplos conhecimentos, desde a sua criação em 1923. Jair Soares foi convidado pelo coronel Marcelo Gomes Frota, presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOBMF) para que elencasse o assunto da PEC 251/2016 que tramita na Assembleia Legislativa com a Proposta de Emenda à Constituição Estadual, que propõe alterações nos artigos 37 e 38 do texto constitucional, propondo mudanças previdenciárias, consideradas prejudiciais ao funcionalismo público gaúcho.


Jusselaine Porto, Jair Soares, Kátia Aguiar

Em sua manifestação, Jair Soares se mostrou temeroso com o conteúdo da PEC, por entender que a matéria “atinge direto o servidor público”. Um dos prejuízos é o fim da paridade social entre servidores civis e militares, além de ativos e inativos.

"A Previdência Social tem apresentado superávit nos últimos anos, mostrando que não está quebrada como muitos dizem, e o que defendo nas últimas duas décadas”, afirmou. Ele ressaltou a importância de preservar a instituição, evitando desvio de receitas para outras áreas e citou as DRUs (Desvinculação das Receitas da União). O governo federal apresentou proposta para ampliar a desvinculação de 20% para 30% alegando a necesidade de maior flexibilidade à alocação de receitas. Para o ex-governador, isso pode representar uma retirada maior de recursos da previdência.

As diretoras Jusselaine Porto e Kátia Aguiar representaram o Cejus no plenário da União Gaúcha.