HOME

Evento Fazer a diferença faz bem!
Em benefício da Orquestra Villa-Lobos

Entidades ligadas à Justiça se uniram em prol de uma causa comum: contribuir com a Orquestra Villa-Lobos, que por meio da música transforma a realidade e contribui com a formação da cidadania de mais de 900 jovens da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

Promovido por AJURIS, Brigada da Solidariedade, CEJUS, Sindjus-RS, ASJ, Abojeris e Acedijus, o evento "Fazer a diferença faz bem!" será o palco, no próximo dia 5 de novembro, a partir das 18h30, no Foro II, da apresentação da Orquestra Villa-Lobos.

A contribuição virá por meio da aquisição do ingresso, no valor de R$ 20,00, cuja renda será revertida para o programa musical desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor Villa-Lobos.

Os associados do CEJUS podem adquirir ingressos na Sede Administrativa, na Rua Jerônimo Coelho, 44 - 2º andar - sala 203, ou no Posto TJ, na Av. Borges de Medeiros, 1565 - 7º andar - sala 721.

Além disso, quem comprar o ingresso receberá na entrada do evento o livro "Historinhas para Ler Durante a Audiência dos Pais", escrito e disponibilizado por Pio Giovani Dresch. A publicação reúne algumas situações presenciadas pelo magistrado durante sua atuação no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon, na Comarca de Porto Alegre, contadas de forma leve e de fácil compreensão.

A parceria entre o magistrado e a Orquestra começou em agosto deste ano, quando Pio organizou uma campanha de arrecadação para subsidiar a participação do grupo no XXI Seminário Latino-americano de Educação Musical, que aconteceu no Rio de Janeiro. O magistrado ficou sensibilizado pela história do projeto, que por meio da música está contribuindo para que novas oportunidades sejam apresentadas aos jovens da periferia.

Com 23 anos de existência, a Orquestra Villa-Lobos é regida pela professora Cecília Rheingantz Silveira, e atende mais de 900 crianças e adolescentes da Lomba do Pinheiro, bairro localizado na zona leste da Capital. Com apresentações em diversos Estados e em países como Uruguai e Argentina, o projeto já gravou os CDs O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013), além de ser tema do livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012).