HOME

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
OAB/RS reúne a classe jurídica para celebrar o Dia do Advogado, em Sessão Magna no Bourbon Country

Representando a Presidente Maria Beatriz Rodrigues Machado, a Vice-Presidente do Cejus, Jusselaine Gomes Porto e a diretora Kátia Conceião Aguiar (na foto ao lado) participaram da Sessão Magna da OAB/RS, que reuniu a classe jurídica no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, na noite de quinta-feira (09/08/2018). O evento reverencia os 191 anos de historia da advocacia brasileira, ou seja, a data de 11 de agosto de 1827 que marca a criação dos primeiros cursos de Direito no País. E foi sobretudo para homenagear e evidenciar não só a história mas, também, a importância dos(as) advogados(as) para a sociedade que a OAB/RS reuniu a advocacia gaúcha na solenidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), que interpretaram os Hinos Nacional e Rio-Grandense e com a apresentação dos dois vídeos da Campanha Vote Consciente, lançado na noite desta quarta-feira (08/08), no Teatro São Pedro. Logo após, a Ordem gaúcha homenageou nomes importantes da advocacia do estado e entregou a carteira profissional da Ordem aos 40 novos advogados.

O presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, destacou que a Sessão Magna é um dos mais importantes e representativos eventos da OAB/RS. Elencou o exemplo de caminhada de ex-presidentes e agradeceu aos advogados homenageados pelos relevantes serviços prestados à advocacia.

Logo após, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, enfatizou aos jovens advogados e advogadas, que aguardavam ansiosos pela entrega de suas carteiras de compromisso, que o maior orgulho que se pode ter é o título de ser advogado(a).
Em seguida, Breier e o presidente nacional do CFOAB, Claudio Lamachia, acompanhados dos demais membros da diretoria, o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizer, o secretário-geral, Rafael Canterji, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, e o tesoureiro, André Sonntag, entregaram os diplomas aos 41 advogados(as) jubilados(as). A distinção é entregue aos profissionais com pelo menos 70 anos idade e 30 anos ou mais de exercício da advocacia.

Em sequência, os dirigentes entregaram as Comendas Oswaldo Vergara aos 23 advogados que se destacaram no exercício profissional e que também prestaram relevantes serviços à OAB ou à classe. A homenagem prestada é a mais importante honraria oferecida pela Ordem gaúcha aos que, por seu trabalho, dignificam à classe.

Advogado Emérito
Um dos momentos mais comoventes da Sessão Magna foi a entrega da distinção de Advogado Emérito para o ex-conselheiro seccional Getulio Pereira Santos (in memoriam), morto em abril deste ano. O profissional foi conselheiro estadual da OAB/RS nas gestões de 1995 até 1997 e de 2007 a 2018. A homenagem foi recebida pela sua esposa, Lúcia Elena Ribeiro Santos.

A outorga da portaria é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à classe dos advogados, nos quais se destaca por íntegra e ilibada atuação na área do Direito, carreira essa primada sempre pelo fiel cumprimento da Justiça.

A comemoração do Dia do Advogado ainda continuou neste sábado, 11 de agosto, quando subiu ao palco do Pepsi on Stage (Avenida Severo Dullius, 1995, Porto Alegre/RS) a banda Skank, para fazer uma grande festa/show para toda a advocacia gaúcha.