HOME

Sistema conta com 70 câmeras em HD em todas as galerias
e no entorno do local, com zoom de 2 mil vezes (Fotos: Rodrigo Ziebell/SSP)


Com verbas do Poder Judiciário, inaugurada nova Central de Monitoramento da PEJ

O Juiz de Direito Fernando Noschang, titular do 1º Juizado da Vara de Execuções Criminais do Foro da Comarca de Novo Hamburgo, participou da inauguração da central de monitoramento da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, na segunda-feira (16/4/2018). Na ocasião, o magistrado recebeu do Secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, uma placa em reconhecimento ao auxílio prestado pelo Poder Judiciário para estruturar a casa prisional com esse e outros projetos.

O novo sistema de monitoramento tem tecnologia de ponta. São 70 câmeras em HD (alta definição) instaladas em todas as galerias e no entorno da penitenciária, com capacidade de zoom (aproximação da imagem) de 2 mil vezes.

O projeto, no valor de R$ 350 mil, foi totalmente custeado com verbas exclusivas do Poder Judiciário, destinadas por 18 Comarcas. Além da VEC de Novo Hamburgo, participaram da destinação das verbas as Comarcas de Campo bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Parobé, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Taquari e Três Coroas.


Durante a solenidade de inauguração da Central de Monitoramento,
uma placa foi descerrada em homenagem aos envolvidos no projeto.


Segundo o Juiz de Direito Fernando Noschang, a intenção foi levar mais segurança ao local. "A tecnologia vai permitir a redução do número de policiais envolvidos na fiscalização dos presos, uma vez que uma quantidade menor de agentes poderá controlar apenados, e com abrangência muito maior a partir da monitoração das câmeras", esclareceu o magistrado.


Juiz Fernando Noschang recebeu do Secretário Schirmer placa
em agradecimento ao Judiciário pelo auxílio prestado

Fonte
Texto: Patrícia Cavalheiro
imprensa@tj.rs.gov.br