HOME


Parceria entre TJRS e IPE amplia benefícios para servidores e magistrados

Fortalecer as políticas de prevenção à saúde de servidores e magistrados do Judiciário gaúcho. Este é o objetivo de um convênio assinado na tarde desta terça-feira (30/1), entre o TJRS e o Instituto de Previdência do Estado (IPERGS). A iniciativa vai permitir que médicos do Departamento Médico Judiciário e médicos credenciados pelo IPE possam requisitar exames adicionais, quando necessário, para realização de exames médicos periódicos de magistrados e servidores em estabelecimentos credenciados ao IPERGS.

A solenidade foi realizada no gabinete do Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, que destacou que o convênio vai atingir o principal capital do Poder Judiciário, "o capital humano", abrangendo cerca de 12 mil pessoas: "Nossos servidores estão submetidos a exaustivas cargas de trabalho, sendo necessárias essas medidas de prevenção", afirmou o Presidente.

O Desembargador Difini também explicou que o TJ arcará com os custos da contrapartida dos servidores na realização dos exames.

O Presidente do IPERGS, Otomar Vivian, afirmou que é uma honra poder colaborar nos cuidados preventivos da saúde de servidores e magistrados e que o convênio poderá se tornar um case de sucesso para todo o Estado. "Poderá gerar uma ação continuada para todos os servidores do RS", destacou Omar.

Acordo vai permitir acompanhamento da saúde de integrantes do Judiciário por meio da realização de exames periódicos

Conforme a Desembargadora Denise Oliveira Cezar, Presidente do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do Tribunal de Justiça, um projeto piloto foi realizado com 200 servidores para identificar as necessidades e elaborar estratégias para prevenção de doenças. Foi constatado um alto número de licenças-saúde, sendo necessário um maior acompanhamento por parte do TJ. "Identificamos ser necessária a criação de uma ferramenta para acompanhamento da saúde de todos, com foco na ação preventiva", destaca a magistrada.

Um Ato Normativo deverá ser publicado, regulando a estratégia de atuação.

Prestigiaram a solenidade a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; a Procuradora do Estado, Claudia Kramer; o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH), Leandro Balen; o Diretor do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador da SMARH, Henrique Cabral; os diretores do IPERGS Nilton Donato e Ari Lovera; o Diretor-Geral do TJRS, Ivandre Medeiros e o Diretor de Gestão de Pessoas do TJ, Alexandre Genta.

Fonte
imprensa@tj.rs.gov.br
Texto: Rafaela Souza
Foto: Eduardo Nichele