HOME

Estamos juntos na campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Presidente Maria Beatriz Rodrigues Machado do Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça/RS - CEJUS, e sua Vice-Presidente Jusselaine Gomes Porto, sensibilizadas por esta causa humanitária, que abrange a vida de todas as mulheres, desde as Associadas desta entidade até às presentes em todos os recantos do nosso Estado, do país e do mundo, conclamam a todas para unir esforços em prol da plena conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Presidente Beatriz assevera que "todas nós, mulheres, devemos acolher em nossos sentimentos que a conscientização pelo resguardo da integridade da saúde é um precioso componente da qualidade de vida, e que tem como custo, apenas o nosso carinho para com a vida. Por isso, sejamos solidárias e participantes das motivações que engrandecem o Outubro Rosa. Este é o nosso chamamento a todas as Associadas do Cejus e a todas as mulheres que integram nosso Poder Jusiciário."

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.