HOME

Cejus conclama Associadas e Servidoras do Judiciário para manifestação no Dia Internacional da Mulher

O CEJUS – Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça - conclama suas associadas e servidoras do Poder Judiciário para uma mobilização no dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher em que haverá demonstrações de luta pelas conquistas de direitos e discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países.

Diversos atos serão realizados na Praça da Matriz, a partir das 9h, com a participação de várias Entidades, os quais serão direcionadoscontra a Reforma da Previdência – PEC 287 – que deverá ser votada em primeiro turno no dia 28/03/2017 e em segundo turno no dia 06/04/2017, no Congresso Nacional, em Brasília.

Entre as várias mudanças que afetarão as mulheres, a pior é o aumento da idade mínima para aposentadoria, que hoje é com 60 anos de idade e 15 de contribuição, ou somarem 30 anos de contribuição contínua.

Com a Reforma da Previdência, ambos os sexos deverão ter 65 anos de idade mínima e 49 anos de contribuição para receberem suas aposentadorias com valor integral.
Atualmente, as mulheres podem se aposentar com cinco anos menos que os homens, haja vista, enfrentarem jornada dupla, com cuidados da casa e filhos e cada vez mais a mulher é a única provedora responsável por seus lares.

Outra mudança será o uso de regra geral de aposentadoria para servidores públicos e privados, desonerando a classe dos servidores concursados.

Pelo elenco da Nova Reforma da Previdência todos terão muitas perdas, como a idade compulsória de 65 anos de idade e 25 de contribuição para ambos os sexos, para requerer a aposentadoria. Diante do quadro grave que se desenha chamamos todas as Mulheres a participar desta luta pelos seus direitos adquiridos e não apoiar as novas mudanças que somente irão prejudicar a todos.